Image
Image
Image
Image

O sistema pode ser instalado em fornos para aquecimento de aviários, matrizes e crechários suínos, funciona com um sistema de controle em malha fechada, o sensor de temperatura faz a leitura, o CELT varia a velocidade do motor da turbina do forno, desta maneira o motor da turbina trabalha com uma variação de velocidade para controlar a temperatura do local a ser a aquecido.

O principal diferencial desta invenção é trazer um novo modelo de controle de temperatura para aviários nos primeiros dias do lote, a temperatura fica constante, diminui o consumo do combustível e aumenta a conversão. Desta maneira diminui a mão de obra do operador, diminui os custos com o combustível e aumenta o retorno financeiro no final do lote.

Nas figuras da imagem são apresentados os gráficos de simulação, o gráfico mostra a temperatura no interior do ambiente "SEM USO DO CELT" utilizando o controle convencional onn/off e o controle PID "COM USO DO CELT".

Com uso do CELT: Image

Sem uso do CELT: Image

Homogeneidade
Os animais reagem as variações do ambiente que são expostos de várias maneiras, dependendo da sua genética e da sua percepção desse ambiente. Isso leva a desuniformidade entre as aves, tendo um efeito direto sob a rentabilidade da atividade. Por exemplo, as frangas são geralmente alimentadas com base em nas necessidades nutricionais dos animais menos desenvolvidos do lote. Isto, induz a um maior investimentos em nutrição comparado com a necessidade nutricional real do grupo. Isso explica por que o parâmetro de homogeneidade é economicamente tão importante quanto o desempenho.
Custo metabólico do estresse
Devido aos altos níveis de cortisol por longos períodos, o estresse leva a uma redução do consumo de ração, comparado com o que é normalmente esperado, e também pode diminuir a imunidade. O grande número de consequências no desempenho, induzidas pelo estresse, causam danos colaterais reduzindo o desempenho em um sistema de produção intensiva. Assim, os criadores trabalham em uma ampla gama de parâmetros de produção para chegar o mais perto possível do potencial genético do animal. Para maximizar a rentabilidade econômica, o controle da percepção do estresse pelo animal é um fator essencial na produção avícola.